0

2009-2021 Celula Nerd ®

Brazilian Nerd on planet earth

0
0
Criar títulos de páginas para bons resultados nos buscadores
>
>
Criar títulos de páginas para bons resultados nos buscadores

Criar títulos de páginas para bons resultados nos buscadores

Compartilhe esse conhecimento:

Criar títulos de página descritivos

Títulos são fundamentais para dar aos usuários uma visão rápida do conteúdo de um resultado e, por isso, são relevantes para a consulta. Muitas vezes, é a peça principal de informação utilizada para decidir em qual resultado clicar. Portanto, é importante o uso de títulos de alta qualidade em suas páginas da Web.

Veja algumas dicas para o gerenciamento de seus títulos:

  • Como explicado antes, é necessário especificar o título de cada página do site na tag <title> .
  • Crie títulos de página descritivos e concisos. Evite usar descritores vagos como "Home" para a página inicial ou "Profile" para o perfil de uma pessoa específica. Além disso, evite títulos desnecessariamente longos ou complexos, que podem aparecer truncados nos resultados da pesquisa.
  • Evite o excesso de palavras-chave. Às vezes, é útil ter alguns termos descritivos no título, mas não há razão para ter as mesmas palavras ou frases aparecendo várias vezes. Um título como "Foobar, foo bar, foobars, foo bars" não ajuda o usuário, e esse excesso de palavras-chave pode fazer com que seus resultados pareçam spam para o Google e para os usuários.
  • Evite títulos repetidos ou clichês. É importante ter títulos descritivos e distintos para cada página do seu site. Acrescentar títulos para cada página em um site de comércio como “Produtos baratos à venda”, por exemplo, torna impossível para os usuários distinguir uma página de outra. Títulos longos com apenas uma ou outra informação que varia (títulos padrão) também são ruins. Por exemplo, um título padronizado como "<band name> - See videos, lyrics, posters, albums, reviews and concerts" tem muito texto vago. Uma solução é atualizar de maneira criativa o título para refletir melhor o conteúdo real da página: por exemplo, incluir as palavras “vídeo”, “letras” etc. somente se essa determinada página contiver vídeo ou letras. Outra opção é usar apenas "<band name>" como um título conciso e descrever o conteúdo do site na metadescrição (mais informações abaixo).
  • Use sua marca nos títulos, mas de maneira concisa. O título da página inicial do site é um bom lugar para incluir algumas informações adicionais sobre ele. Por exemplo, "ExampleSocialSite, um lugar para as pessoas se encontrarem e se misturarem". No entanto, exibir esse texto no título de todas as páginas do seu site prejudica a leitura e será ainda mais repetitivo se várias páginas do seu site forem retornadas como resultados da mesma consulta. Nesse caso, uma boa ideia é incluir somente o nome do site no início ou no final do título de cada página, separado do resto por um delimitador como um hífen, dois-pontos ou barra vertical, como este exemplo:
<title>ExampleSocialSite: Registe-se para uma nova conta.</title>
  • Tenha cuidado em não permitir que mecanismos de pesquisa rastreiem suas páginas. Usar o protocolo robots.txt no site pode fazer com que o Google pare de rastrear as páginas, mas nem sempre impede que elas sejam indexadas. Por exemplo, o Google poderá indexar sua página se a descobrirmos seguindo um link do site de outra pessoa. Para exibi-lo nos resultados da pesquisa, o Google terá que mostrar algum tipo de título. Porém, como não teremos acesso ao conteúdo da sua página, dependeremos do material publicado fora dela, como um texto âncora de outros sites. Para realmente bloquear a indexação de um URL, use a diretiva noindex.

Por que o título do resultado da pesquisa pode ser diferente da tag <title> da página

Caso um dos problemas acima seja detectado no título de um resultado em particular, podemos tentar gerar um título melhor usando âncoras, o texto da página ou outras fontes. No entanto, às vezes, até mesmo páginas com títulos bem formulados, concisos e descritivos ficarão com títulos diferentes em alguns resultados da pesquisa para melhor indicar sua relevância para a consulta. O motivo disso é simples: a tag de título especificada pelo proprietário do site é estática e permanece fixa independentemente da consulta.

Quando sabemos qual é a consulta do usuário, geralmente conseguimos encontrar um texto alternativo de uma página que explique melhor a relevância do resultado. Usar esse texto alternativo como um título ajuda o usuário e também pode ajudar seu site. Os usuários verificam os termos de consulta ou outros sinais de relevância nos resultados, sendo que um título adequado à consulta pode aumentar as chances de clicarem no seu site.

Se você está vendo suas páginas aparecerem nos resultados da pesquisa com títulos modificados, verifique se os títulos têm um dos problemas descritos anteriormente. Se não, considere se o título alternativo é uma opção melhor para a consulta.

Criar boa meta description ou descrição

Às vezes, os buscadores (Google, Bing, Yahoo) usam a tag <meta name="description"> da página para gerar um snippet de resultado da pesquisa, quando acreditamos que ela oferece uma descrição mais precisa aos usuários do que uma simples busca do conteúdo da página. Uma tag de metadescrição geralmente informa e atrai os usuários com um breve resumo relevante sobre a página. Elas são como um argumento de venda para convencer os usuários de que a página tem exatamente o que eles estão procurando. Não há limite de tamanho para as metadescrições, mas os snippets de resultado da pesquisa são truncados conforme necessário. Normalmente, isso é feito para ajustar o texto à largura do dispositivo.

  • Confira se cada página do seu site tem uma meta description / descrição.
  • Diferencie as descrições para páginas diferentes. Descrições idênticas ou semelhantes em todas as páginas de um site não são úteis quando páginas individuais aparecem nos resultados da Web. Nesses casos, é menos provável que sejam exibidos textos clichês. Sempre que possível, crie descrições que retratem de maneira precisa a página específica. Use descrições no nível de site na página inicial principal ou em outras páginas de agrupamento e use descrições no nível de página em todos os outros locais. Se você não tiver tempo de criar uma descrição para cada página individual, tente dar prioridade para seu conteúdo: crie pelo menos uma descrição para os URLs importantes, como sua página inicial e páginas favoritas.
  • Inclua fatos claramente identificados na descrição. A metadescrição não precisa estar somente em formato de frase. Ela também é um ótimo local para incluir informações sobre a página. Por exemplo, notícias ou postagens de blogs podem listar o autor, a data de publicação ou informações de autoria. Isso pode fornecer aos possíveis visitantes informações muito relevantes que talvez não sejam exibidas de outra forma no snippet. Do mesmo jeito, as páginas de produtos podem ter os bits essenciais de informações (preço, idade, fabricante) dispersos em uma página. Uma boa metadescrição pode reunir todos esses dados. Por exemplo, a metadescrição a seguir oferece informações detalhadas sobre um livro.
<meta name="description" content="Written by A.N. Author,
Illustrated by V. Gogh, Price: $17.99,
Length: 784 pages">

Nesse exemplo, as informações estão claramente indicadas e separadas.

  • Gere descrições programaticamente. Para alguns sites, como fontes de mídia de notícias, é muito fácil gerar uma descrição precisa e exclusiva para cada página: já que cada artigo é elaborado manualmente, não será difícil adicionar também uma frase simples descritiva. Para sites de banco de dados maiores, como agregadores de produtos, as descrições manuais podem ser impossíveis. Entretanto, no último caso, a geração programática das descrições pode ser apropriada e é recomendável. Crie descrições legíveis e diversificadas, já que os dados específicos da página podem ser usados na geração programática. As metadescrições compostas por longas sequências de palavras-chave não oferecem aos usuários uma ideia clara do conteúdo das páginas e têm menor probabilidade de serem exibidas no lugar de um snippet comum.
  • Use descrições de qualidade. Por fim, confira se as descrições são realmente informativas. Como as metadescrições não são exibidas nas páginas que o usuário vê, é fácil deixar esse conteúdo escapar. Porém, as descrições de alta qualidade podem ser exibidas nos resultados de pesquisa dos buscadores (Google, Bing, Yahoo) e melhorar muito a qualidade e a quantidade de seu tráfego de pesquisa.

Como os snippets são criados

Os snippets são criados automaticamente do conteúdo da página. Eles são desenvolvidos para enfatizar e exibir o conteúdo da página que melhor se relaciona à pesquisa específica do usuário. Isso significa que uma página pode mostrar snippets diferentes em cada pesquisa.

Os proprietários de sites têm duas maneiras principais de sugerir conteúdo para os snippets que criamos:

  • Pesquisa aprimorada: adicione dados estruturados ao seu site para ajudar os buscadores (Google, Bing, Yahoo) a entenderem o conteúdo da página, como uma avaliação, uma receita, uma empresa ou um evento. Saiba mais sobre como a pesquisa aprimorada pode melhorar a descrição do seu site nos resultados da Pesquisa.
  • Tags de meta description / descrição: às vezes, os buscadores (Google, Bing, Yahoo) usam o conteúdo da tag <meta> para gerar snippets quando eles parecem oferecer aos usuários uma descrição mais precisa do que a encontrada diretamente no conteúdo da página.

Como ajustar a apresentação do snippet

Como alternativa, você pode impedir que snippets do site sejam criados e exibidos nos resultados da Pesquisa ou informar aos buscadores (Google, Bing, Yahoo) o comprimento máximo desejado para eles. Use a metatag nosnippet para impedir que os buscadores (Google, Bing, Yahoo) exibam um snippet da página nos resultados da Pesquisa ou use a metatag max-snippet:[number] para especificar o tamanho máximo dos snippets no resultado. Você também pode usar a tag data-nosnippet para impedir que determinadas partes do conteúdo de texto da página sejam exibidas em um snippet.

Compartilhe esse conhecimento:

Digite o que procura e aperte enter

Carrinho

Nenhum produto no carrinho.