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Como criar uma estratégia de marketing por e-mail para sua loja virtual
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Como criar uma estratégia de marketing por e-mail para sua loja virtual

Como criar uma estratégia de marketing por e-mail para sua loja virtual

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Sinos e apitos continuam a soar em toda a Internet, alegando ser o “segredo” para o crescimento dos negócios, marketing e mais dinheiro. Mas o marketing por e-mail mantém o primeiro lugar em termos de ROI e continua sendo o método número um para as empresas se comunicarem com seus clientes.

Portanto, criar e implementar uma estratégia de marketing por e-mail para sua loja virtual deve ser uma prioridade se você deseja aumentar a receita sem gastar muito dinheiro.

Se você não está utilizando totalmente o marketing por e-mail em sua empresa e deseja aumentar sua receita, este artigo é para você.

Veja 10 segredos para criar e implementar a melhor estratégia possível de marketing por e-mail na sua loja virtual.

1. Estabeleça uma meta

Cada estratégia começa com o estabelecimento de metas. O que você deseja aumentar com seus e-mails? Vendas? Conscientização da marca? Educação completa sobre o produto? Avaliações positivas? Novos post no Portal? Talvez sejam vários desses.

Seja específico com seus objetivos. Em quanto você deseja aumentar as vendas? Quantas novas críticas? Isso fornece uma referência tangível para alcançar e ajuda a avaliar o progresso – ”Estamos na metade do caminho para nossa meta mensal!”

Definir metas específicas dita tudo o mais em sua estratégia. Isso o ajudará a determinar para quem você envia mensagens, o que essas mensagens dizem e as ações que você pede aos leitores ou consumidores.

2. Defina seu público e tipos de e-mail

Seu público vai depender muito de seus objetivos. Você não deseja enviar todos os e-mails para todos os assinantes – você deseja encontrar aqueles que serão mais receptivos à sua mensagem.

Se sua meta é aumentar as avaliações, concentre-se nos clientes anteriores. Você pode então criar dois segmentos – aqueles que compraram recentemente e aqueles que não compram nada há algum tempo.

Você pode usar na sua loja virtual uma ferramenta como MailPoet para lembrar clientes recentes sobre sua compra, apresentar um item específico que eles compraram e pedir uma revisão. Você também pode definir e-mails automatizados que enviam uma solicitação a futuros compradores algumas semanas após a conclusão da transação.

Com MailPoet, você pode enviar facilmente e-mails com base em produtos adquiridos anteriormente.

 

 

Para aqueles que não são ativos há algum tempo, você precisará fornecer um pouco mais de contexto para lembrá-los de sua marca. Isso também pode servir como uma oportunidade para envolvê-los novamente com suas ofertas mais recentes.

Se você deseja aumentar a receita, pense em clientes novos e existentes. Dê aos novatos mais informações sobre os produtos, inclua depoimentos, enfatize os canais de suporte ao cliente e destaque quaisquer políticas de devolução generosas que você possa ter. Os e-mails para clientes existentes devem se concentrar em vendas adicionais, produtos / serviços relacionados, lançamentos de novos produtos e programas de indicação de amigos.

Quanto mais específico você puder ser, melhor. Em vez de enviar um e-mail para todos sobre um produto que você sabe que não é muito popular, envie um e-mail apenas para aqueles que já compraram um. Eles indicaram que gostaram do produto, então você pode se oferecer para vender mais alguns com um desconto incrível!

Se esse público for muito restrito, você pode expandir para outras pessoas que compraram na mesma categoria. Se o item for semelhante a algo que eles gostaram, eles ainda podem ser mais propensos do que o assinante médio a comprá-lo.

As pessoas gostam de e-mails que sejam relevantes para elas. Ainda mais importante, eles realmente não gostam de um bombardeio de e-mails que não são. Você pode decidir que deseja tocar em cada assinante não mais do que cinco vezes por mês. Portanto, ao definir seu público e enviar e-mails a grupos específicos, você pode salvar os toques para os e-mails mais relevantes e realmente impulsionar seu desempenho.

3. Pense na frequência de seus e-mails

Não há realmente um número definido de e-mails que você deve enviar em um determinado período de tempo – tudo depende do seu negócio e do seu público. Por exemplo, se você vende um programa de associação que inclui receitas para a semana de trabalho, pode fazer sentido enviar um e-mail todas as segundas-feiras com ideias de refeições. Ou, se seu alvo são profissionais ocupados, você pode apenas enviar um resumo de dicas e notícias uma vez por mês para não sobrecarregar sua caixa de entrada já lotada.

Mas também é importante considerar o tempo que você pode investir para escrever e-mails eficazes. Você pode ser consistente e enviar um boletim informativo todas as semanas? Ou seria melhor enviá-lo uma vez por mês? Afinal, você não quer prometer demais e entregar menos ou, pior, enviar e-mails ineficazes ou mal escritos.

Aqui estão algumas dicas para determinar a frequência certa:

  • Considere começar com e-mails mensais para ver como isso funciona para o seu público e programação. Isso o ajudará a se acostumar com o envio consistente, e você sempre pode aumentar a frequência mais tarde.
  • Em geral, é melhor enviar menos e-mails bem elaborados em vez de mais e-mails malcriados e escritos rapidamente.
  • Considere automatizar seus e-mails e usar modelos para economizar tempo (mais sobre isso mais tarde).

Você pode precisar brincar um pouco para encontrar o ponto ideal para sua situação específica. Certifique-se de ficar de olho em sua análise de e-mail para determinar a eficácia e considere entrar em contato diretamente com os assinantes para descobrir o que eles preferem.

4. Estabeleça um formato / modelo / layout padrão

Você não quer reinventar a roda toda vez que envia um e-mail – isso pode ser demorado para você e confuso para seus clientes. Em vez disso, crie alguns formatos e modelos definidos que você pode reutilizar com base no tipo de e-mail que está enviando.

Existem dois tipos de formatos de e-mail: texto simples e desenhado.

Este e-mail baseado em texto da GameStop abordando a pandemia de COVID-19 se parece com um e-mail de um amigo, o que o faz parecer mais pessoal. Veja o email completo.

E-mails de texto simples são criados rapidamente e normalmente não parecem um e-mail marketing, o que pode ajudá-lo a chamar a atenção. No entanto, eles podem ser enfadonhos e são limitados em termos de layout e opções de exibição de produtos. E, sem um lembrete visual, algumas pessoas podem não se lembrar ou reconhecer sua marca.

Este e-mail projetado do Minna chama a atenção com cores e padrões brilhantes. Veja o email completo.

E-mails projetados oferecem mais opções para chamar a atenção e interagir com os clientes. Eles promovem sua marca visualmente com uma aparência consistente, garantindo aos clientes que estão vindo de você. Além disso, eles são reutilizáveis ​​e podem incluir elementos como botões – o que pode levar a mais cliques. No entanto, também podem ser demorados para criar e exigir experiência para projetar e aperfeiçoar coisas como capacidade de resposta móvel.

Mas se você não é designer, não se preocupe. MailPoet torna mais fácil criar e-mails visualmente atraentes que são tão simples (ou complexos!) Quanto você gostaria. Use o editor de arrastar e soltar para colocar os elementos exatamente onde você deseja, sem precisar de uma linha de código. E você pode até salvar modelos para uso futuro!

5. Crie conteúdo com valor, não apenas um argumento de venda

A criação de conteúdo atraente ajuda você a se destacar de todos os outros e-mails que ficam nas caixas de entrada dos assinantes.

Se cada e-mail que você envia é apenas mais um argumento de venda, não demorará muito para que os assinantes desliguem suas mensagens ou marcem você como spam. O truque é agregar valor ao mesmo tempo em que apresenta seus produtos ou serviços.

Se sua meta é aumentar as vendas, pense em como seus e-mails podem fortalecer o relacionamento com seus clientes e incentivá-los a voltar. Inclui guias de procedimentos, tutoriais de produtos, olhares exclusivos sobre novos produtos, fotos de iniciativas de caridade ou estudos de caso.

A Barilla compartilha receitas usando seus produtos neste e-mail, em vez de se concentrar em promoções. Veja o email completo.

Considere também artigos divertidos e informativos sobre tópicos de interesse do seu público. Se você vende equipamentos para camping e atividades ao ar livre, por exemplo, ofereça artigos com dicas sobre acampamentos e caminhadas. Nem sempre precisa ser um conteúdo original – crie links para bons artigos em sites confiáveis ​​e não concorrentes ou faça parceria com influenciadores para criar um conteúdo exclusivo que você possa usar.

6. Adote uma abordagem multicanal

Faça do e-mail um dos vários canais de marketing que você usa, de acordo com sua estratégia geral. As pessoas passam tempo em uma variedade de plataformas, e seu mix de marketing deve ser um reflexo de como – e onde – seu público passa o tempo.

Se você tem muitos seguidores nas redes sociais, crie oportunidades exclusivas, apenas por e-mail, para incentivá-los a se inscrever em sua lista. Agora você pode alcançá-los em mais de um lugar! Isso também acontece de outra maneira. Em seus e-mails, inclua uma opção para os assinantes seguirem você nas redes sociais ou se inscreverem para receber um catálogo físico.

Use mensagens e imagens consistentes em todos os canais para que seus fãs reconheçam sua marca e confiem que chegaram ao lugar certo. Para ser mais eficiente, você pode reutilizar o conteúdo de uma plataforma em outra. No entanto, certifique-se de que cada um, pelo menos ocasionalmente, tenha algo único e exclusivo – dessa forma, as pessoas têm um motivo para segui-lo em vários lugares.

7. Meça e melhore

É importante recuar regularmente e avaliar o que está funcionando e o que não está. Na confusão diária de administrar uma empresa, pode ser fácil deixar essa tarefa de lado, mas é fundamental para tornar suas campanhas de e-mail mais eficazes.

A maioria das plataformas oferece dados sobre o quão bem suas mensagens estão envolvendo os assinantes. Aqui estão algumas dicas para usar essas informações para melhorar sua estratégia:

  • Fique de olho nas suas estatísticas e faça melhorias incrementais. Você pode perceber que os e-mails aumentam ou diminuem o engajamento em determinados dias ou horários, por exemplo. Ou talvez certos tipos de conteúdo gerem mais cliques do que outros.
  • Se você está recebendo um grande número de cancelamentos, analise seu conteúdo, processo e estratégia. Pode ser algo simples! Por exemplo, se você disser às pessoas que elas estão se inscrevendo para receber um e-mail mensal, mas enviar atualizações todas as semanas, você pode estar afastando-as.
  • E o mais importante, lembre-se do motivo pelo qual você está enviando campanhas de marketing por e-mail. Você está alcançando sua (s) meta (s)? Você precisa tentar uma abordagem diferente? Verifique regularmente para garantir que você não está saindo do caminho.

O Heggerty inclui uma captura de e-mail simples, mas que chama a atenção em seu rodapé.

 

8. Construa sua lista

Os e-mails são inúteis sem uma lista de assinantes de qualidade. Mas como você cria essa lista? Aqui estão algumas dicas:

  • Facilite a inscrição em seu site. Uma frase de destaque com um formulário de inscrição rápido e fácil é essencial. E adicione isso onde não pode ser esquecido – sua página inicial, barra lateral ou um rodapé que está em todas as páginas.
  • Experimente a localização de seus formulários. Você pode tentar adicioná-los a pop-ups, banners ou no meio do conteúdo do blog (mas não seja muito intrusivo!).
  • Adicione um botão de inscrição à sua página de checkout.
  • Enfatize os benefícios de se inscrever. Eles descobrirão as últimas ofertas e itens em promoção? Ser notificado sobre eventos na loja? Obter promoções especiais apenas para assinantes?
  • Introduzir bônus opt-in (por exemplo, junte-se à nossa lista para obter 10% de desconto em seu primeiro pedido).
  • Obtenha consentimento sempre. Não adicione alguém à sua lista, a menos que essa pessoa tenha ativado explicitamente.
  • Use seus outros canais de marketing para incentivar as inscrições.

9. Economize tempo com automação

A automação de e-mail é como ter uma equipe inteira de profissionais de marketing que apenas espera o melhor momento para enviar mensagens direcionadas a assinantes específicos. E a mensagem certa com um timing perfeito é igual a resultados estelares.

Mas essa equipe em particular não ocupa espaço em seu escritório ou, mais importante, em sua folha de pagamento. E uma vez que você fez o trabalho para criar automações, elas simplesmente funcionam – dias, noites, fins de semana, sempre que você precisar.

Então, que tipo de e-mail você pode enviar com automação? Veja o que o Plugin MailPoet para WordPress e Woocommerce pode fazer:

10. Escolha a plataforma de e-mail certa para sua estratégia

Existem muitas plataformas de e-mail, cada uma com diferentes recursos e benefícios. Reserve um tempo para pesquisar as diferenças para que possa determinar a mais adequada para sua empresa, público-alvo e orçamento.

Se você não for um desenvolvedor de e-mail, provavelmente deseja encontrar uma ferramenta com um construtor de arrastar e soltar. Se você tiver pouco tempo, escolha um que se concentre na automação de e-mail. As prioridades dependem de você!

Se você estiver executando apenas campanhas automatizadas, o AutomateWoo é uma ótima opção. Ou, se você deseja enviar uma combinação de boletins informativos por e-mail automatizados e regulares, MailPoet é a opção mais adequada.

O poder do e-mail

O e-mail continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para envolver clientes em potencial, reter os existentes e expandir seu alcance. Uma comunicação regular e cuidadosa é a chave para o sucesso. A estratégia certa, combinada com ferramentas para ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência, apenas torna as coisas melhores.

Fonte: Woocommerce.com

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